segunda-feira, 9 de maio de 2011

A importância da leitura

Através do mundo mágico da leitura, da viagem à lugares desconhecidos por intermédio de um bom livro, da descoberta de novas palavras, percebe-se que a leitura nas séries iniciais tem grande importância para a aprendizagem e a construção dos saberes. É na infância que o pequeno leitor vivência e participa da leitura de maneira imaginária viajando nas palavras e construindo seus significados, então é aí que o mediador com sua experiência interfere de maneira lúdica e criativa, mediando essa interação leitor/leitura, abrindo novos caminhos para que esse pequeno leitor construa seus conhecimentos de forma a fazer uma ligação entre estes novos saberes e o contexto em que ele está inserido.
Não existe um único modo de ensinar e desenvolver a leitura, segundo tais pressupostos, nos demos conta da grande dimensão e interação entre os aspectos literários na diversidade de textos e na ludicidade, acreditando no educando como um sujeito interativo e cidadão e o espaço em sala num ambiente inovador, valorizando a cultura através de ações interdisciplinares e atividades desafiadoras contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento da práxis pedagógica.
A leitura é um processo de interação e (re) construção contínua e abrangente que exige atenção por ser delicada e para que estas venham a cumprirem objetivos, tais como: a construção, a socialização, a criatividade, a autonomia, a criticidade e sem dúvidas  a participação ativa do educando na sociedade.
Para desenvolver tais objetivos, se faz necessário que o mediador intervenha de forma a despertar o interesse dos educandos seja por meio das mídias, de dramatizações, declamações, com a utilização de gravuras ilustrativas, fantoches para a contação de histórias e vários outros recursos capazes de chamar atenção do aluno. É importante também que o aluno de certa forma se reconheça no texto, pois assim a leitura será capaz de manifestar emoções no leitor,e com isso as informações serão mais significativas.

(Texto referente à atividade da Unidade 2 Parte 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário