sexta-feira, 10 de junho de 2011

PRÁTICA DE LEITURA MULTIMIDIAL

Trabalho do Grupo

ÀGUA: Fonte de vida

Tema: Do consumismo desenfreado a conscientização para preservação.
Público – alvo: (Pré) adolescentes, alunos das séries finais do ensino fundamental
  
Justificativa: o tema “água, fonte de vida” que se propõe visa proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. Através da educação é que as pessoas saberão se comportar e agir de forma coerente em todo e qualquer ambiente em que ela estiver inserida, principalmente em todo contexto em que a água esteja presente. As questões ambientais estão presentes nos noticiários, o assunto chegou às escolas e é fator primordial abrir discussões entre os alunos. Diante do quadro preocupante com o Meio Ambiente e a água do planeta. O respeito ao meio ambiente e com a água vai além do controle dos impactos ambientais. É preciso formar cidadãos ecologicamente conscientes para que ocorra uma integração entre o conhecimento e a emoção, despertando uma reflexão e mudança de conceitos e atitudes.
Objetivos:  
  • Fazer uma reflexão em relação a água e a poluição do meio ambiente;
  • Promover a discussão e a investigação sobre os fatores que vem ocorrendo para a diminuição da água no planeta;
  • Proporcionar a pesquisa e a busca de informações utilizando os meios tecnologicos para conhecer mais sobre o assunto;
  • Expor idéias e junto com o coletivo, apontar medidas de preservação e conscientização;
  • Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Materiais e Recursos:
Por meio de imagens, cartazes e das questões norteadoras, levar os educandos a participarem das discussões para melhorar a qualidade do Meio natural, social e cultural que envolva o contexto da água na cidade, no bairro, na escola e na casa dos alunos. Para tornar rica a pesquisa e as ações a cerca desse processo utiliza-se-a diversos materias, atividades e soluções como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, e principalmete as diversas tecnologias como aparelhos de som, projetores de slides, computador, internet, TV, DVD e outros.
Etapas Propostas e Atividades:
 
 
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.

O que é água?
O que é preservação?
O que acontecerá com a água, se não a preservamos?
O que é planeta água?
O que são as calotas polares?
Por que a água doce é muito rara?
Como podemos economizar água?
O que é água potável?
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula e leitura do texto a seguir, após os alunos fazem a monatgem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar ustilizando recorte colagens de figuras gravuras e textso publicados nos meios de comunicação multimidiais;


TEXTO INFORMATIVO - "A ÁGUA NO MUNDO"


A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para a hidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.
Há muita coisa a saber a respeito da água, ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo.
A água é um elemento essencial para a nossa vida, mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso cada um de nós devem,os usar a água com mais economia.
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua
3ª Etapa: trabalhar com o video da música “Planeta Água” (http://youtu.be/xzh0j4xt7io), de Guilherme Arantes, onde as crianças elaborarão mensagens retratando a conscientização;





Planeta Água
Guilherme Arantes
Composição : Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...
4ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma através de duas figuras observarem e fazer um comparativo através de uma produção de texto, sobre a importância da água, e os fatores positivos e negativos, no mundo atual.

PRODUÇÃO DE TEXTO

A partir das gravuras faça um comparativo dando sua opinião crítica sobre os fatores positivos e negativos do mundo atual em relação a preservação e a conscientização do consumismo exagerado da água.



5º Etapa: Fazer uma breve reflexão sobre sustentabilidade assistir o vídeo “Sustentabilidade água fonte de vida” (http://youtu.be/bjVrALhfxJs)


6º Etapa: Encerramento da prática com uma sensibilização, após ver o vídeo, Carta do Futuro (http://youtu.be/mIIHHIJEGds), fazer uma dramatização, baseando-se no relato do vídeo, os alunos criarão uma dramatização ou peça teatral, enfocando o tema consumismo e preservação.

7º Etapa: Mensagem Final

O homem e a água
O rei queria casar sua filha com um homem sábio. Então ele fez um concurso em que o candidato tinha que dar uma grande demonstração de sabedoria.
Porém, aos candidatos foi dito somente, que venceria o concurso, aquele que levasse à princesa um presente que refletisse um desejo do próprio candidato.
Foi dito também que o escolhido teria o seu desejo realizado pelo próprio rei.
Os fidalgos se prepararam, pois a bela princesa era muito cortejada.
No dia da festa realizada para a ocasião, viu-se muitos presentes e entre eles alguns muito cobiçados. De todos, três chamaram mais atenção: O primeiro levou um pote de ouro e disse que o seu desejo era ter 10 vezes o peso da princesa em ouro. O rei então perguntou o porquê daquele desejo.
Este é para que não falte riqueza para sua filha majestade.
O segundo levou o mapa de suas terras e disse que seu desejo era ter todo o reino em suas mãos. E o rei perguntou-lhe o porquê do desejo.
Quero ter todas as terras para dar muitos poderes a princesa majestade.
O terceiro entrou com um lindo e grande jarro bordado com fios de ouro, porém só continha água.
E todos riram.
Ele disse que o seu desejo era ser igual à água.
O rei não entendeu, mas, perguntou o motivo do desejo.
E o jovem continuou.
Majestade, a água pode ser sólida, líquida, gasosa e se adapta a qualquer superfície.
Tem o maior poder de flexibilidade. E assim terei a condição ideal para me adaptar a qualquer circunstância que a vida requerer, para atender aos desejos da princesa:
No inverno, tomarei posse de todas as terras como o gelo do continente.
Teremos então muito poder.
Na primavera, serei líquido para garimpar nos córregos e rios as pepitas de ouro que guardam seus leitos.
Teremos então muita riqueza.
No verão, serei as nuvens que regarão as plantações, para alimentar os rebanhos e o nosso povo. Assim não faltará alimento no reino.
Todos ficaram em silêncio quando o rei perguntou.
E no outono?
– No outono promoverei festas ao meu povo, mostrando-lhes com minha presença constante, que faço parte de suas vidas. É como a água, presente em todos os lugares e corpos. Nesta forma, teremos o reinado de maior comunhão com o povo e por isso, o mais próspero.
Mas esse desejo eu não posso lhe conceder. Isto não é preciso meu rei, basta me conceder o que puder e desejar, que eu deverei me adaptar.
Todos então se curvaram diante daquele jovem, quando o rei o escolheu para desposar a princesa, reconhecendo, que embora tivesse pouco para dar naquele momento, teria muito a contribuir para o reino ao longo de sua vida.

(Autor Desconhecido http://www.otimismoemrede.com/ohomemeaagua.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário